
Para que serve?
Em um mundo repleto de informações e descobertas e a quantidade de novas possibilidades de escolhas profissionais, é normal que as incertezas e ansiedade gerem um sentimento de estar perdido.
Jovens e adultos que ainda nem mesmo se conhecem, não sabem a sua real identidade e propósito de vida, estão prontos para escolher um curso e área de estudo que demandarão alto investimento financeiro e de tempo?
A Orientação Vocacional / Profissional é a bússola que auxiliar nessa jornada de autoconhecimento e exploração do mercado de trabalho e áreas da economia.
Vamos juntos explorar as suas paixões e habilidades, aprender sobre si mesmo e como você funciona internamente, seus comportamentos e o que se encaixa nos perfis profissionais que o mercado solicita, bem como entender sobre o mercado de trabalho tradicional e as novas economias baseadas em tecnologias.

O que é a Orientação Vocacional
Orientação vocacional é um processo psicológico que visa ajudar os indivíduos a identificar e compreender suas aptidões, interesses, valores pessoais, bem como as suas preferências profissionais para facilitar a escolha de carreira mais adequada ao perfil de atividades e responsabilidades que encontrará nos diferentes estágios da vida.
Como funciona o processo?
A Orientação Vocacional / Profissional é organizada através de um processo estruturado e personalizado, com etapas definidas e com aplicação de ferramentas baseadas em evidência.
É composta por 10 sessões de 50 minutos, podendo se estender conforme a necessidade do indivíduo orientado e dividido nas seguintes em etapas:
-
Entrevista inicial;
-
Autoconhecimento;
-
Avaliação de habilidades, motivações e interesses;
-
Exploração de opções das áreas e carreira;
-
Desenvolvimento do plano de ação.
O caminho da sua jornada
Em 3 grandes etapas

Autoconhecimento
Propósito de Vida
Autoconhecimento: Conhecer a sua identidade, valores e propósito de vida, bem como desenvolver a melhor percepção de si mesmo, entender como você funciona e os seus comportamento e como lidar com emoções e sentimentos de frustração e ansiedades. Podemos utilizar ferramentas de avaliação para mensurar os resultados.
.
.
.
.

Carreira & Mercado
Explorando as Possibilidades
Quais formações e profissões estão mais alinhadas com o seu propósito de vida, com as suas características comportamentais, com as atividades manuais e intelectuais que quer exercer e em quais ambientes e circunstâncias. Quais são as áreas que têm boas perspectivas atual e no futuro, quais adaptações preciso realizar, quais habilidades sociais (Soft skills) e técnicas (Hard skills) são necessárias.
.
.

Estratégia & Orientação
Plano de Ação Guiado
A partir dos temas discutidos e nos insights gerados e compartilhados nas sessões terapêuticas, será desenvolvido um plano de ação estruturado e personalizado para que o indivíduo possa trilhar o caminho de descoberta, incluindo um cronograma de atividades, metas de curto e longo prazo, levantamento de informações, participação em eventos, visitas guiadas, pesquisas e outras ferramentas para direcionar as suas escolhas de forma mais segura e leve.

Momento ideal
Em qual momento devo fazer a Orientação?

Ensino Médio
Escolha do Vestibular
A fase do Ensino Médio é, sem dúvida, um dos momentos mais comuns para buscar a orientação vocacional. É quando a pressão para escolher uma carreira e prestar o vestibular se intensifica, e muitos jovens se sentem perdidos diante de tantas opções. Nesse período, a orientação vocacional atua como uma bússola, ajudando a explorar seus interesses, habilidades e valores, e a conectar tudo isso com as carreiras existentes.
O processo de autoconhecimento é fundamental para que você possa tomar uma decisão mais consciente e segura, diminuindo a ansiedade e a incerteza. Ao invés de escolher uma profissão baseada apenas em tradição familiar, pressão social ou no "curso que dá dinheiro", a orientação vocacional permite que a sua escolha seja um reflexo genuíno de quem você é e do que quer construir para o seu futuro, aumentando a chance de sucesso e realização profissional.
.
.
.png)
Durante a Faculdade
Mudança de Rota
Nem sempre a primeira escolha acadêmica corresponde às expectativas reais. É comum que, já cursando a faculdade, o estudante perceba falta de identificação com a área escolhida. Nesses casos, a orientação vocacional pode ser um recurso fundamental para refletir sobre alternativas, redirecionar a carreira e evitar a desistência sem planejamento.
Esse processo favorece o autoconhecimento e abre caminhos para uma decisão mais consciente, seja para permanecer na área com novas perspectivas, seja para migrar para outra formação que esteja mais conectada aos objetivos pessoais e profissionais.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.png)